XI Feira de Discos de Vinil do RJ: no DOMINGO dia 14 setembro – no Shopping Downtown (Barra)

Publicado por Maurício

Tópicos: Feira de Discos de Vinil

FeiraVinil-2014teste COM SHOWS

a próxima FEIRA DE DISCOS DE VINIL DO RIO DE JANEIRO acontecerá no domingo, dia 14 de setembro

LPs, compactos & discos em geral (vários stands também com CDs e DVDs) + acessórios & afins (HQs & camisetas)

das 13h às 19h, em frente ao complexo do Cinemark > ENTRADA FRANCA

raridades & lançamentos > todos os gêneros & estilos > achados imperdíveis & ofertas incríveis > para todos os gostos & bolsos

Mais uma vez na Barra da Tijuca, na praça central do Shopping Downtown, como em abril desde ano.

> 3 SHOWS AO VIVO no PALCO PREFIRO VINILhttp://www.prefirovinil.com.br/principal/index.php

O PADRE DOS BALÕES + OS VULCÂNICOS + JAZZAFINADO

1 ABRINDO Tomba por inteiro    1 ABRINDO casal vendo o Tomba

> stands especiais com QUADRINHOS relacionados à música, mas não só!

1 diveridade HQs e action figures

> estacionamento amplo e de fácil acesso: são mais de 3.500 vagas, e custa apenas R$ 6,00 (pelo dia inteiro!)

> & UMA INCRÍVEL OFERTA de OUTRAS ATRAÇÕES: como, por exemplo, 6 salas de cinema, a poucos metros de caminhada!

1 Cinemark panoramica praca central

1 geral da praca de longe   2 gatinha e senhores

para visualizar melhor a localização e verificar as linhas de ônibus que passam por lá: http://downtown.com.br/site/content/downtown/localizacao.php

DOMINGO, dia 14 de setembro de 2014, das 13h às 19h. 

E VAMOS AOS SHOWS:

1 Padre dos Baloes MELHOR

14h – O PADRE DOS BALÕES

“As guitarras distorcidas abriram espaço para outros ritmos, como o afrobeat, o frevo, o samba e o funk carioca, mas a irreverência e a levada dançante permanecem pulsantes. Após mais de um ano do seu primeiro lançamento, O Padre dos Balões apresenta novo EP. São quatro faixas que traduzem a curiosidade do quarteto em absorver novas sonoridades, agregando energia e suingue ao rock psicodélico da banda.

Formado em 2011, o grupo carioca começou a materializar seu som com a criação da trilha sonora do curta-metragem Retângulos Brancos, produzido pela Caraduá Produções. O resultado, marcado pela mistura de referências, ritmos e gêneros, impulsionou o lançamento do primeiro EP no ano seguinte. O material entrou na seleção dos cem melhores lançamentos de 2012 do site Rock in Press, na lista das 20 novidades do ano do blog Amplificador (do portal de cultura do jornal O Globo) e reuniu fãs e admiradores na cena alternativa do Rio de Janeiro, presentes em festas como Indie Beans, Palco Musa e Labirinto, esta produzida por integrantes do grupo.

1 Padre dos Baloes

Nesse novo trabalho, as músicas surgiram a partir de pequenos fragmentos que foram desenvolvidos num processo de imersão numa casa na cidade de Teresópolis (RJ), realizado em julho, durante os eventos da JMJ – Jornada Mundial da Juventude. A efervescência política que marcou esse período está presente na faixa Os Peregrino (sem o S), juntando referências à Aldeia Maracanã e às manifestações que se alastraram pelo país em 2013. Paz Mundial (viva!) também fala dos desejos muitas vezes antagônicos expressos nas ruas, nos cultos e nas mentes.

Já Amava, Morreu, que vinha sendo apresentada em alguns shows com o título Adeus, Amanda, ganhou nova roupagem com as vozes de Luciane Dom e Stella Maiques. Quarto Vazio, um samba de guitarras estridentes e tom confessional, reflete bem o interesse da banda na simbiose de gêneros musicais.

Religião, relacionamentos e política, temas que já apareciam nas letras do Padre, permanecem como fio condutor das novas canções, que falam desde a perda da mulher amada até freiras que brincam nuas sem proteção. É presente também um humor quase que subliminar, traduzido em um maroto sorriso de canto de boca, em uma anedota e, é claro, no próprio nome da banda.

As primeiras apresentações das novas composições já estão marcadas e as faixas foram lançadas no site na primeira semana de Abril.

Sinta, ouça e dance: conheça mais d’O Padre dos Balões.”

1 Vulcanicos no palco

16h – OS VULCÂNICOS

Acabaram de abrir o show do Ira! no Circo Voador, dia 9 de agosto. noite que teve os ingressos esgotadíssimos, com bastante antecedência. Fazem rock´n´roll de inspirações garage, surf e psychobilly. Formam, ao lado do Astro Venga e dos Beach Combers, a ponta de lança do rock instrumental carioca, que somado à outras bandas surgidas na última década, por todo o país (Pata de Elefante em Porto Alegre, Macaco Bong em Goiânia, Burro Morto em João Pessoa, Dead Rocks em São Carlos, Caldo de Piaba em Rio Branco etc), representa uma cena pujante e surpreendentemente popular entre a garotada.

“Um grave pulsante + Tambores selvagens + Recheios reverberados de guitarras fuzzísticas. Na ativa, desde 2010, Os Vulcânicos vem fazendo shows quentes e viscerais pelos principais cantos do Rio de Janeiro.

1 Vulnicos abaixado

Com 2 Eps gravados “Os Vulcânicos (EP) 2012” e “El Truco (EP) 2013”, também foram responsáveis por dar vida as noites de uma região quase esquecida do bairro da Lapa, tocando e organizando eventos semanalmente, por um período de 2 anos no “SobradequintA”. Passaram pelo_Circo Voador em 2012 pelo MoLA; Campeonato Mineiro de Surf (BH); Aldeia Rock Festival (Aldeia Velha); Teatro Odisséia; Riobilly; A Grande Roubada; Festa Labirinto_The Maze Rio; Cinema Odeon; Mate com Angu; Ponto pro rock (SP); Lomography Gallery Story.

O trio conta com Zózio na bateria, o pernambucano Dony Escobar na guitarra e Ratão no contrabaixo.

1 Jazzafinado

18h – JAZZAFINADO

O grupo instrumental de jazz (com pitadas de bossa e soul) surgiu no cenário musical do Rio de Janeiro em 1999. Em 2002 lançaram o debut “Soulphistifunk Extravaganza”, e, em 2008, depois de participar de diversos festivais nacionais e internacionais (incluindo uma impressionante participação no Festival de Jazz de Rio das Ostras, um dos mais importantes do país), apresentaram seu segundo disco, chamado “Segundo Round”. Em abril do ano passado veio o EP:

http://jazzafinado.bandcamp.com/

A banda é formada por Bernardo Bezerra (piano), Rafael Garaffa (contrabaixo), Rodrigo Borges (guitarra) e Rodrigo Scofield – também baterista do celebrado Fino Coletivo.

01 Agaques Wood e Stock pintura foda

RELEMBRANDO ALGUNS PONTOS ALTOS DA ÚLTIMA FEIRA NA BARRA: os shows, claro!

Os Beach Combers abriram os trabalhos com seu explosivo surf-garage-iê-iê-iê:

2 Beach Combers arrasam 5     2 Beach Combers arrasam 2

2 Beach Combers arrasam 4     2 Beach Combers arrasam

Seguimos com o Tomba Orquestra, coletivo formado lá do outro lado da Baía da Guanabara: uma big band com elementos de jazz, rock e música latina, mas tudo traduzido pela sensibilidade brazuca e com um quê de Ennio Morricone no resultado final…

2 Tomba Naipe de metais     FeiradeVinil-73

FeiradeVinil-56      FeiradeVinil-75

Já o Cream Cracker Rock Orchestra foi um momento especial, não apenas pelas inventivas & maneiraças versões para Rolling Stones, Jorge Ben, Bob Dylan, Santana e outros clássicos: a banda foi criada especialmente para o evento, reunindo os cantores, guitarristas e compositores Pedro Freitas (da banda White), Nelson Burgoz (Nelson & Os Gonçalves, Sequelândia Soundsystem) e Wagner Jose – que trouxe o seu bando para formar a cozinha do combo.

2 Cream Cracker os 3 tenores     2 Cream Cracker Rock Orquestra

FeiradeVinil-128    FeiradeVinil-130    FeiradeVinil-133

Fechamos em grande estilo, com uma das melhores vozes da nova geração de cantoras: Simone Mazzer. Que além de uma intérprete magistral, com um estilo tão carismático quando dramático (ela também é atriz), sabe escolher muitíssimo bem seu repertório, que inclui boleros e sucessos do mundo pop, novos compositores e velhos sucessos do era de ouro do rádio, lados A e lados B. Teve até uma garotada, pequenininha, que ficou hipnotizada com a performance…

FeiradeVinil-177      2 Simone Mazzer soltando o gogo

 

1 Simone e crianças FeiradeVinil-190    2 meninas assintindo a Simone

A Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro foi idealizada por Marcos Oliveira (da Spacecake Discos) e Maurício Gouveia (Livraria Baratos da Ribeiro) e viabilizada pelo Portal Prefiro Vinil (do empresário Paulo Terra). A primeira edição aconteceu em Botafogo, em 2010, e contou com 24 lojistas e um público circulante de aproximadamente 2 mil pessoas.

Antes tarde do que nunca: São Paulo tem 3 produtores diferentes organizando feiras regularmente (o mais antigo deles, Tangerino, está em atividade há mais de 20 anos), a Discoteca Pública (organização privada, apesar do nome) já promoveu mais de 20 edições em Belo Horizonte e até Curitiba já tinha há anos um evento de relevância internacional. A maior feira mundial do gênero acontece em Utrecht, na Holanda, e a cada semestre reúne uma média de 2 mil expositores, vindos de todos os cantos do planeta, num centro de convenções tão imenso quanto o Rio Centro:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dbZN9doQnp4

00 z Mauricio IMG_0839Fotos Feira de Discos de Viníl

+ SOBRE O BOOM ATUAL DOS DISCOS DE VINIL:

E curiosamente a popularidade do formato tem crescido na mesma medida em que a indústria fonográfica investe em formato digitais. É muito simples de entender: quem mantém um vínculo maior com a música quer uma experiência mais especial. O ritual de se colocar a “bolacha” na vitrola, sentar no sofá para admirar a arte da capa, folhear o encarte e, dali a 15 ou 20 minutos, ter de levantar para trocar o lado, tem um apelo para quem dedica a um disco a mesma atenção que a leitura de um livro. Pessoas que se programam para escutar um disco da mesma maneira que se programam para ir ao cinema. É um momento especial, que exige mais, mas recompensa melhor.

O novo boom dos LPs, iniciado há mais de 10 anos, começou entre consumidores de alto poder aquisitivo: haviam muitos discos fora de catálogo, alçando preços astronômicos no mercado de usados, poucas fábricas lançando apenas edições de luxo e as marcas que ainda produziam vitrolas eram no geral do segmento de Alta Fidelidade – as ferraris, porshes e lamborghinis da indústria de áudio. Com o tempo as gravadoras acordaram, voltando a disponibilizar seus lançamentos em vinil, as fábricas voltaram a pipocar (são quase 10 nos EUA e mais de 20 na Europa) e marcas de prestígio como a Ion e a Vestax criaram players a preços populares – e hoje é possível adquirir uma vitrola nova, com cabo USB e outras traquinagens, por US$ 89. De acordo com o site Mashable.com as vendas de LPs cresceram, em termos globais, 17% de 2012 para 2013.

3 Dark Side of the ROck                    3 discos em primeiro plano

Dois artigos publicados recentemente comentam o fenômeno. Brasil Econômico, julho de 2013:

“De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (em inglês, IFPI) a venda de LPs atingiu, no ano passado, o seu ponto mais alto desde 1997, quando foram lançados recordistas de vendas como Ok Computer, do Radiohead, e MMMbop, do Hanson. De acordo com a IFPI, as vendas globais de discos em vinil chegaram a US$ 171 milhões em 2012, um crescimento de 52% ante 2011. Já a pesquisa SoundScan, da Nielsen mostra que, em 1993, nos Estados Unidos, foram vendidas meras 300 mil cópias. Quase vinte anos depois, esse número começou a crescer novamente, passando de 1 milhão de unidades em 2007, para 4,6 milhões de unidades no ano passado.”

http://economia.ig.com.br/empresas/2013-07-01/discos-de-vinil-reencontram-o-seu-lugar-no-mercado-da-musica.html

A Folha de São Paulo faz coro e menciona o sucesso da brasileira Polysom (em artigo de 15/12/2013):

“Com os discos novos de Daft Punk (“Random Access Memories”) e David Bowie (“The Stars Are Out Tonight”) puxando a fila, o Reino Unido vai fechar 2013 como o melhor ano para o mercado de discos de vinil desde 2001, com vendas chegando à casa das 700 mil unidades. (….) Desde que voltou a operar, no fim de 2009, a produção da empresa [Polysom] pulou de 25,4 mil discos (entre LPs e compactos) para quase 60 mil em 2013 (até novembro), com um crescimento de 136%.” Em tempo: atualmente até grandes magazines, como a Casas Bahia (através de seu site), vende LPs.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/12/1385129-mercado-de-vinil-tem-o-seu-melhor-ano-setor-e-minusculo-no-pais.shtml

05 IMG_0793Fotos Feira de Discos de Viníl

CLIPPING VIRTUAL SOBRE A FEBRE DO VINIL:

http://www.youtube.com/watch?v=2_cauBt8lRM

no RJ-TV: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/vinil-volta-a-moda/2152180/

no Bom Dia Brasil: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/discos-de-vinil-de-decadas-passadas-conquistam-cada-vez-mais-jovens.html

na Globo News: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/04/sucesso-nos-anos-80-discos-de-vinil-aquecem-mercado-musical-no-brasil.html

na Veja Rio: http://vejario.abril.com.br/especial/guia-vinil-682387.shtml

2 velha guarda dos vendedores      3 praca de noite

VÍDEOS DAS FEIRAS DE DISCOS JÁ REALIZADAS:

5ª Feira, no Instituto Bennet (Flamengo), realizada em maio de 2012:

http://www.youtube.com/watch?v=TRF9aVC0BKQ

http://www.youtube.com/watch?v=folPC_k-AXc

4ª Feira, no CIB, em Copa, realizada em outubro de 2011:

http://www.youtube.com/watch?v=ggt8d6KVJQs&feature=related .

06 a IMG_0720Fotos Feira de Discos de Viníl

 

06 b IMG_0781Fotos Feira de Discos de Viníl

Show da Uisqueletos Extravaganza na 4ª edição da feira:

http://www.youtube.com/watch?v=_wzE7ajDfzc&feature=related

 

TV-PUC cobrindo a 3ª edição da feira, em abril de 2011, no Clube Israelita Brasileiro:

http://www.youtube.com/watch?v=1ZOwoGjrM3k

Vídeo promocional da 3ª Feira:

http://www.youtube.com/watch?v=2X2jSwuHu9k

01 IMG_0851Fotos Feira de Discos de Viníl

Reportagem (em 3 partes) do programa Cultura Urbana sobre discos de vinil, cobrindo inclusive a 2ª Feira carioca de discos de vinil:

http://www.youtube.com/watch?v=OyTunsd1sZk .

Ótima reportagem sobre a 2ª feira de discos, em outubro de 2010, a primeira realizada no CIB, em Copacabana. Marcelo Maldonado, que substituiu o Marcos Oliveira na produção, dá o primeiro – e entusiasmado – depoimento:

http://www.youtube.com/watch?v=Zp0D-G6nj8w .

1 rua vitrola

Mais um vídeo sobre a segunda edição da feira, sem depoimentos mas com uma fantástica trilha sonora jazzística:

http://www.youtube.com/watch?v=lONRUX1wJz0

Primeira Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, realizada no Cinematheque, em Botafogo, em abril de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=dK4dQa2liyw

00 zz IMG_0573Fotos Feira de Discos de Viníl

Homenagem a Marcos de Oliveira Ferreira. Fanzineiro de mão cheia e engajado, co-fundador da loja Plano B Lapa, criador da SpaceCake Discos, idealizador da Feira de Vinil do RJ e muito mais:

http://www.youtube.com/watch?v=5EUY4o2r5Ok

E pra dar uma espairecida, uma reportagem feita pela revista TPM que acompanha a cantora Céu na garimpagem por bolachas em São Paulo:

http://www.youtube.com/watch?v=-QsVxp41-g4 .

LPs da Banda Desenhada

Para mais informações ligue para o Sebo Baratos da Ribeiro: (21) 2256 8634

Comentrios fechados.