a próxima FEIRA DE DISCOS DE VINIL DO RIO DE JANEIRO acontecerá no domingo, dia 14 de setembro
Mais uma vez na Barra da Tijuca, na praça central do Shopping Downtown, como em abril desde ano.
> SHOWS AO VIVO: na última edição lá realizada – a primeira na Zona Oeste da cidade – recebemos Simone Mazzer, Beach Combers, Tomba Orquestra e Cream Cracker Rock Orchestra. Desta vez serão apenas 3 shows, adequando o horário e duração do evento ao período de maior circulação de pessoas no local. Ainda estamos escalando as atrações, mas continuaremos investindo na diversidade: rock, jazz e MPB.
no PALCO PREFIRO VINIL: http://www.prefirovinil.com.br/principal/index.php
AS INSCRIÇÕES serão abertas no dia 21 de julho, uma segunda-feira, E DEVEM SER FEITAS EXCLUSIVAMENTE na Livraria Baratos da Ribeiro: (21) 2256 8634 – Rua Barata Ribeiro 354, Copacabana. É só telefonar, que o funcionário irá passar as instruções todas e tirar eventuais dúvidas.
> stands especiais com QUADRINHOS relacionados à música, mas não só!
> estacionamento amplo e de fácil acesso: são mais de 3.500 vagas, e custa apenas R$ 6,00 (pelo dia inteiro!)
> & UMA INCRÍVEL OFERTA de OUTRAS ATRAÇÕES: como, por exemplo, 6 salas de cinema, a poucos metros de caminhada!
A feira acontecerá no SHOPPING DOWNTOWN, na Barra da Tijuca.
Na Avenida das Américas 500, logo depois da região conhecida como Jardim Oceânico, justamente o trecho mais próximo de São Conrado, logo no início do bairro. É um shopping bastante diferente dos outros: o projeto arquitetônico é de misto de boulevard para pedestres e pequenas vilas com 2 ou 2 pavimentos, com pequenos e grandes jardins espalhados pelo complexo.
para visualizar melhor a localização e verificar as linhas de ônibus que passam por lá: http://downtown.com.br/site/content/downtown/localizacao.php
A Feira acontecerá na Praça Central, em frente ao complexo do CINEMARK e cercado pelos melhores bares e restaurantes do shopping.
DOMINGO, dia 14 de setembro de 2014, das 13h às 19h.
Os shows acontecerão às 14h, 16h e 18 horas.
RELEMBRANDO ALGUNS PONTOS ALTOS DA ÚLTIMA FEIRA NA BARRA: os shows, claro!
Os Beach Combers abriram os trabalhos com seu explosivo surf-garage-iê-iê-iê:
Seguimos com o Tomba Orquestra, coletivo formado lá do outro lado da Baía da Guanabara: uma big band com elementos de jazz, rock e música latina, mas tudo traduzido pela sensibilidade brazuca e com um quê de Ennio Morricone no resultado final…
Já o Cream Cracker Rock Orchestra foi um momento especial, não apenas pelas inventivas & maneiraças versões para Rolling Stones, Jorge Ben, Bob Dylan, Santana e outros clássicos: a banda foi criada especialmente para o evento, reunindo os cantores, guitarristas e compositores Pedro Freitas (da banda White), Nelson Burgoz (Nelson & Os Gonçalves, Sequelândia Soundsystem) e Wagner Jose – que trouxe o seu bando para formar a cozinha do combo.
Fechamos em grande estilo, com uma das melhores vozes da nova geração de cantoras: Simone Mazzer. Que além de uma intérprete magistral, com um estilo tão carismático quando dramático (ela também é atriz), sabe escolher muitíssimo bem seu repertório, que inclui boleros e sucessos do mundo pop, novos compositores e velhos sucessos do era de ouro do rádio, lados A e lados B. Teve até uma garotada, pequenininha, que ficou hipnotizada com a performance…
ESTE FOI UM ANO DE MUDANÇAS para a Feira de Discos do RJ:
Duplicamos o nosso calendário de eventos: mantivemos as edições semestrais na Zona Sul, onde a Feira cresceu rapidamente e com um sucesso estrondoso – alcançando quase uma centena de expositores e um público circulante de mais de 5 mil pessoas. E agora passamos a ter mais duas edições, na região que mais cresce da cidade. Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, a região cresceu 150% na última década e hoje sete dos dez bairros cariocas mais populosos estão lá – com a Barra e Jacarepaguá somando 300 mil habitantes. O Shopping Downtown, por exemplo, tem circulação diária de 15 mil pessoas, apenas quantificando quem lá trabalha.
Além disso a Linha Amarela tornou a Barra a principal opção de lazer para os moradores do Grande Méier, uma das maiores regiões da Zona Norte carioca. A Barra tem ainda se caracteriza por abrigar principalmente a classe média de maior poder aquisitivo – que lá se refugiou, em busca de apartamentos mais amplos e fugindo da inflação imobiliária da Zona Sul. Nitidamente
A equipe se dividiu e atualmente Marcelo Maldonado é o responsável pelas edições na Zona Sul, enquanto o gerente do Sebo Baratos da Ribeiro, Maurício Gouveia, coordena as edições na Barra da Tijuca. Aproveitamos o ensejo para convidá-los a conhecer a nova Satisfaction: a tradicionalíssima loja de discos do Posto 6, em Copacabana (na Rua Francisco Sá 95), mudou de direção, e hoje é tocada pelo Maldonado e seus associados, Márcio e Bruno da Tropicália (no Centro).
UM OFERECIMENTO DO PRIMEIRO PORTAL BRASILEIRO DEDICADO EXCLUSIVAMENTE À VENDA DE LPs & acessórios: http://www.prefirovinil.com.br/principal/index.php
A Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro foi idealizada por Marcos Oliveira (da Spacecake Discos) e Maurício Gouveia (Livraria Baratos da Ribeiro) e viabilizada pelo Portal Prefiro Vinil (do empresário Paulo Terra). A primeira edição aconteceu em Botafogo, em 2010, e contou com 24 lojistas e um público circulante de aproximadamente 2 mil pessoas.
Antes tarde do que nunca: São Paulo tem 3 produtores diferentes organizando feiras regularmente (o mais antigo deles, Tangerino, está em atividade há mais de 20 anos), a Discoteca Pública (organização privada, apesar do nome) já promoveu mais de 20 edições em Belo Horizonte e até Curitiba já tinha há anos um evento de relevância internacional. A maior feira mundial do gênero acontece em Utrecht, na Holanda, e a cada semestre reúne uma média de 2 mil expositores, vindos de todos os cantos do planeta, num centro de convenções tão imenso quanto o Rio Centro:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dbZN9doQnp4
+ SOBRE O BOOM ATUAL DOS DISCOS DE VINIL:
E curiosamente a popularidade do formato tem crescido na mesma medida em que a indústria fonográfica investe em formato digitais. É muito simples de entender: quem mantém um vínculo maior com a música quer uma experiência mais especial. O ritual de se colocar a “bolacha” na vitrola, sentar no sofá para admirar a arte da capa, folhear o encarte e, dali a 15 ou 20 minutos, ter de levantar para trocar o lado, tem um apelo para quem dedica a um disco a mesma atenção que a leitura de um livro. Pessoas que se programam para escutar um disco da mesma maneira que se programam para ir ao cinema. É um momento especial, que exige mais, mas recompensa melhor.
O novo boom dos LPs, iniciado há mais de 10 anos, começou entre consumidores de alto poder aquisitivo: haviam muitos discos fora de catálogo, alçando preços astronômicos no mercado de usados, poucas fábricas lançando apenas edições de luxo e as marcas que ainda produziam vitrolas eram no geral do segmento de Alta Fidelidade – as ferraris, porshes e lamborghinis da indústria de áudio. Com o tempo as gravadoras acordaram, voltando a disponibilizar seus lançamentos em vinil, as fábricas voltaram a pipocar (são quase 10 nos EUA e mais de 20 na Europa) e marcas de prestígio como a Ion e a Vestax criaram players a preços populares – e hoje é possível adquirir uma vitrola nova, com cabo USB e outras traquinagens, por US$ 89. De acordo com o site Mashable.com as vendas de LPs cresceram, em termos globais, 17% de 2012 para 2013.
Dois artigos publicados recentemente comentam o fenômeno. Brasil Econômico, julho de 2013:
“De acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (em inglês, IFPI) a venda de LPs atingiu, no ano passado, o seu ponto mais alto desde 1997, quando foram lançados recordistas de vendas como Ok Computer, do Radiohead, e MMMbop, do Hanson. De acordo com a IFPI, as vendas globais de discos em vinil chegaram a US$ 171 milhões em 2012, um crescimento de 52% ante 2011. Já a pesquisa SoundScan, da Nielsen mostra que, em 1993, nos Estados Unidos, foram vendidas meras 300 mil cópias. Quase vinte anos depois, esse número começou a crescer novamente, passando de 1 milhão de unidades em 2007, para 4,6 milhões de unidades no ano passado.”
A Folha de São Paulo faz coro e menciona o sucesso da brasileira Polysom (em artigo de 15/12/2013):
“Com os discos novos de Daft Punk (“Random Access Memories”) e David Bowie (“The Stars Are Out Tonight”) puxando a fila, o Reino Unido vai fechar 2013 como o melhor ano para o mercado de discos de vinil desde 2001, com vendas chegando à casa das 700 mil unidades. (….) Desde que voltou a operar, no fim de 2009, a produção da empresa [Polysom] pulou de 25,4 mil discos (entre LPs e compactos) para quase 60 mil em 2013 (até novembro), com um crescimento de 136%.” Em tempo: atualmente até grandes magazines, como a Casas Bahia (através de seu site), vende LPs.
CLIPPING VIRTUAL SOBRE A FEBRE DO VINIL:
http://www.youtube.com/watch?v=2_cauBt8lRM
no RJ-TV: http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-1a-edicao/t/edicoes/v/vinil-volta-a-moda/2152180/
no Bom Dia Brasil: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/03/discos-de-vinil-de-decadas-passadas-conquistam-cada-vez-mais-jovens.html
na Globo News: http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/04/sucesso-nos-anos-80-discos-de-vinil-aquecem-mercado-musical-no-brasil.html
na Veja Rio: http://vejario.abril.com.br/especial/guia-vinil-682387.shtml
VÍDEOS DAS FEIRAS DE DISCOS JÁ REALIZADAS:
5ª Feira, no Instituto Bennet (Flamengo), realizada em maio de 2012:
http://www.youtube.com/watch?v=TRF9aVC0BKQ
http://www.youtube.com/watch?v=folPC_k-AXc
4ª Feira, no CIB, em Copa, realizada em outubro de 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=ggt8d6KVJQs&feature=related .
Show da Uisqueletos Extravaganza na 4ª edição da feira:
http://www.youtube.com/watch?v=_wzE7ajDfzc&feature=related
TV-PUC cobrindo a 3ª edição da feira, em abril de 2011, no Clube Israelita Brasileiro:
http://www.youtube.com/watch?v=1ZOwoGjrM3k
Vídeo promocional da 3ª Feira:
http://www.youtube.com/watch?v=2X2jSwuHu9k
Reportagem (em 3 partes) do programa Cultura Urbana sobre discos de vinil, cobrindo inclusive a 2ª Feira carioca de discos de vinil:
http://www.youtube.com/watch?v=OyTunsd1sZk .
Ótima reportagem sobre a 2ª feira de discos, em outubro de 2010, a primeira realizada no CIB, em Copacabana. Marcelo Maldonado, que substituiu o Marcos Oliveira na produção, dá o primeiro – e entusiasmado – depoimento:
http://www.youtube.com/watch?v=Zp0D-G6nj8w .
Mais um vídeo sobre a segunda edição da feira, sem depoimentos mas com uma fantástica trilha sonora jazzística:
http://www.youtube.com/watch?v=lONRUX1wJz0
Primeira Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, realizada no Cinematheque, em Botafogo, em abril de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=dK4dQa2liyw
Homenagem a Marcos de Oliveira Ferreira. Fanzineiro de mão cheia e engajado, co-fundador da loja Plano B Lapa, criador da SpaceCake Discos, idealizador da Feira de Vinil do RJ e muito mais:
http://www.youtube.com/watch?v=5EUY4o2r5Ok
E pra dar uma espairecida, uma reportagem feita pela revista TPM que acompanha a cantora Céu na garimpagem por bolachas em São Paulo:
http://www.youtube.com/watch?v=-QsVxp41-g4 .
Para mais informações ligue para o Sebo Baratos da Ribeiro: (21) 2256 8634
Publicado por Maurício
Tópicos: Feira de Discos de Vinil, Uncategorized